15 de julho de 2012

MANIFESTO: VILA AUTÓDROMO - Um bairro marcado para viver



VILA AUTÓDROMO
Um bairro marcado para viver.


"Desde o anúncio da realização da Copa e das Olimpíadas no Brasil, os moradores da Vila Autódromo se tornaram alvo de ameaças de remoção. Não é a primeira vez. Esta comunidade está situada em zona que, com o processo de expansão da cidade, tornou-se alvo da cobiça de especuladores e grandes construtoras. Seus moradores aprenderam a resistir, afirmando seu direito à moradia diante do poder do mercado imobiliário aliado aos sucessivos governos.

A ocupação da Vila Autódromo é legal, resultado de décadas de organização dos moradores para a urbanização do bairro. O direito à moradia é garantido pela Constituição Federal, e expresso na Concessão de Direito Real de Uso dada a moradores da comunidade pelo Governo do Estado.

Na preparação dos Jogos Panamericanos, a Prefeitura condenou o bairro à morte. A resistência dos moradores mostrou que na cidade democrática instalações esportivas podem conviver com moradia social. Anunciadas as Olimpíadas no Rio de Janeiro, veio nova condenação: a comunidade ameaçaria a segurança dos atletas. Rapidamente veio a público que a Vila Autódromo é um dos poucos bairros populares da cidade que não está submetido a traficantes ou milícias. Não hesitaram em inventar um argumento ecológico, alegando a necessidade de remoção para preservar as margens da Lagoa de Jacarepaguá. Os moradores mostraram que é possível a recuperação ambiental, sem destruir as casas.

A Prefeitura mentiu novamente ao dizer que a remoção é fundamental para os Jogos Olímpicos: o projeto vencedor de concurso internacional para o Parque Olímpico manteve a comunidade. Em mais uma tentativa, apresentou um projeto viário, alterando a rota da Transcarioca já em obras (e com várias irregularidades no licenciamento ambiental), somente para passar por cima da comunidade. Com a mudança constante de pretextos, a Prefeitura pretende legitimar a remoção de 500 famílias, e a cessão, para o consórcio privado Odebrecht - Andrade Gutierres - Carvalho Hosken, de uma área de 1,18 milhões de m², dos quais 75% serão destinados à construção de condomínios de alta renda.

Como alternativa à injustiça, injustificável e ilegal tentativa de remoção, a Associação de Moradores da Vila Autódromo elaborou o Plano Popular da Vila Autódromo, com a assessoria técnica de especialistas. O Plano é técnica e socialmente viável, e garante condições adequadas de moradia e urbanização. É uma realização da cidadania. Na Grécia antiga onde nasceram as Olimpíadas, eram banidos das cidades os tiranos, e não os cidadãos. Estes reuniam-se na praça pública, a Ágora, para decidir seus destinos e os destinos de suas cidades. Que o espírito olímpico reine na cidade maravilhosa. Que a Vila Autódromo, as comunidades e bairros ameaçados de remoção e toda a população da cidade participem das decisões.

A campanha pela sobrevivência da Vila Autódromo é uma luta de seus moradores, mas é também, e sobretudo, uma luta de todos por uma cidade justa e igualitária. Nos últimos meses, milhares de famílias foram compulsoriamente removidas ou estão ameaçadas em nome da Copa do Mundo e das Olimpíadas: Restinga, Vila Harmonia, Largo do Campinho, Rua Domingos Lopes, Rua Quáxima, Favela do Sambódromo, Morro da Providência, Estradinha, Vila Recreio 2, Belém-Belém, Metrô Mangueira, Arroio Pavuna.

Convidamos todos os cidadãos e cidadãs a dizer: PAREM AS REMOÇÕES! Apelamos à sensibilidade e responsabilidade das autoridades governamentais, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da FIFA e do Comitê Olímpico Internacional para que as medalhas entregues aos atletas da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016 não sejam cunhadas com o sofrimento e a dor de milhares de famílias expulsas de suas casas e de suas vidas."



PARA TER ACESSO AO MANIFESTO E PARTICIPAR ASSINANDO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

Contamos com seu apoio!
Saudações comunitárias e solidárias.
Grande abraço!







4 comentários:

Luis Otavio. disse...

É preciso resistir, o inimigo é gigante e ainda conta com apoio da Globo imunda e corrupta. Força a tos. Luis Otavio Falcão.

Maria/ joia da barra disse...

Sou moradora do cond. joia da barra e apoio totalmente os moradores da comunidade vila autodromo.
Resistam! Força!
Chega de gastar dinheiro publico em copa, olimpiada, JMJ, rock in rio, helicopteros, mordomias....
Os governos tem de existir para o bem do povo!
Essa terra e todos os seus frutos sao do povo! chega de mordomia no executivo, legislativo e judiciario paga com nosso suor!

Antonio disse...

Apoio total a comunidade da vila autodromo! Nao a copa e a olimpiada, saude/educação de qualidade para todos! DESAPROPRIEM entao os condominios de classe media da barra. MAS AÍ O BURACO É MAIS EMBAIXO, NÉ pAES???? É muito mais fácil mandar a policia meter bala de borracha e spray de pimenta em quem é não é protegido ou nao vive as custas das benemesses do poder publico,nao tem onibus fretado pra ir trabalhar ou estudar pela cidade, nao tem escola padrao fifa, é explorado (escravizado) e vive do salario minimo igual aquele que o filhinho da classe media gasta no fim de semana....

Elias Serafim disse...

Olá Maria,vizinha joia da Barra. O que nós queremos para todos os cariocas é copa, cozinha, tanque e roupa lavada. Pedimos pouco,mas eles querem tudo!! SAUDAÇÕES COMUNITÁRIAS E SOLIDÁRIAS.