26 de janeiro de 2012

Vila Autódromo barra na justiça licitação da Prefeitura


*Reportagem escrita disponível em português e espanhol

Fonte: www.tatuzaroio.com.br

Juan Pablo Díaz Vio
Coletivo Tatuzaroio

No último dia 18 de janeiro, a comunidade da Vila Autódromo se reuniu com a Defensoria Pública do Estado para certificar a paralisação dos processos de licitação dos projetos de infra-estrutura relacionados com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. As obras planejadas para atender as demandas desses megaeventos esportivos têm representado uma grave ameaça à comunidade, que, em função disto, corre o risco de ser removida. O encontro ocorreu em frente à Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

Em mais um capítulo da luta que a Vila Autódromo vem mantendo para assegurar seu direito de moradia, o presidente da comunidade Altair Antunes chegou ao décimo quinto andar do prédio da prefeitura para confirmar a prorrogação da apresentação de propostas e a suspensão das licitações dos diferentes projetos de parceria público-privada para a construção do chamado “Parque Olímpico” (ver projetos do concurso). Junto com o líder comunitário, estiveram também presente no ato Giselle Tanaka – integrante do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), e os defensores públicos Bernardo Marcos Días e Ralph Lima Fonseca. A abertura dos processos de licitação permanecerão suspensas até o dia cinco de março do presente ano (ver matéria).

Segundo Bernardo Marcos Días, que faz parte do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, a nova determinação judicial visa impedir que a administração municipal promova ações que atentem contra os direitos adquiridos dos cidadãos. “Ainda que seja provisória, a ordem judicial é válida até que a Prefeitura cumpra com os requisitos que a Defensoria Pública estipulou em Medida Cautelar”, alerta. O defensor público Ralph Fonseca esclareceu que, além disso, o judiciário deverá cuidar para que nenhuma nova licitação seja aberta até que todas as decisões legais sejam cumpridas.

Gisele Tanaka alerta, no entanto, que ainda há luta pela frente. “A prefeitura ganhou tempo para realizar a licitação e poder entrar com recurso contra a ordem judicial. Mas a defensoria está preparada e continuará mobilizada para responder se o direito de moradia da comunidade está sendo ou não garantido”, pondera.

Enquanto se espera os próximos passos da prefeitura em relação aos procedimentos legais para a execução dos projetos do Parque Olímpico, a comunidade da Vila Autódromo continuará resistindo, tanto por meio dos processos judiciais quanto pelo ativismo político e social. A articulação com instituições acadêmicas tem lhes permitido construir uma proposta alternativa ao projeto público-privado que pretende removê-los.

Histórico de luta

A comunidade da Vila Autódromo vem resistindo às investidas do Estado desde os jogos Panamericanos do ano de 2007. Conscientes, então, de que estes seriam apenas uma preparação para as Olimpíadas, a comunidade permanece organizada até os dias de hoje e tem contado com o apoio técnico das Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF). Porém, a luta pelo direito à moradia é mais antiga. Vem se mantendo desde de 1993, quando foram abertos os primeiros processos judiciais. A Vila Autódromo não desiste. E segue orgulhosa e mobilizada contra o avanço dos grandes interesses econômicos.



Vila Autódromo detiene judicialmente licitación municipal en Rio de Janeiro

Juan Pablo Díaz Vio
Coletivo Tatuzaroio

El día 18 de enero, la comunidad de la Vila Autódromo se reunió con la Defensoría Pública frente a la Municipalidad de la ciudad de Rio de Janeiro, para hacer certificar la detención de los procesos de licitación que afectarán a la comunidad producto de los proyectos relacionados con la Copa 2014 y las Olimpiadas 2016.

En un capitulo más de la lucha que mantiene la comunidad de la Vila Autódromo, el presidente de la comunidad Altair Antunes junto con Giselle Tanaka del IPPUR (Instituto de Pesquisa y Planificacion Urbana y Regional) y los defensores públicos Bernardo Marcos Días y Ralph Lima Fonseca llegaron hasta el décimo quinto piso de la Municipalidad para corroborar la prorrogación de presentación de propuestas y la suspensión de la abertura de los sobres con las bases para las licitaciones de los diferentes proyectos de colaboración Publico-Privada llamada “Parque Olímpico” (ver proyectos del concurso).

Efectivamente, junto con la suspensión de la licitación el día 18 de enero (ver materia), la municipalidad suspendió la abertura de las licitaciones hasta el día 05 de marzo del presente año. Como señala Bernardo Días, del Núcleo de Tierras y Habitación de la Defensoría Pública del Estado de Rio de Janeiro, “fue publicado en el diario oficial del municipio, la prorrogación del plazo para la presentación de propuestas, entonces la abertura de los sobres sera realizada el día 05 de marzo a las 14:30h, de cualquier forma la orden judicial provisoria aún es valida hasta que la Municipalidad cumpla con los requisitos que la Defensoría Pública estipuló en la medida cautelar”. Ralph Fonseca, también de la Defensoría Pública agrega que el juez será informado para que se realice una nueva citación para que no existan licitaciones hasta que sean cumplidas las decisiones.

La comunidad de la Vila Autódromo lleva resistiendo los embates del Estado desde los juegos Panamericanos del año 2007. Sabiendo que eran solo un ensayo para lo que serían las olimpíadas, la comunidad continuó organizándose hasta el día de hoy, contando con el apoyo técnico del IPPUR de la UFRJ (Universidad Federal de Rio de Janeiro) y de la UFF (Universidad Federal Fluminense). Giselle Tanaka del IPPUR, afirma que “nosotros vinimos aquí hoy para estar seguros que no se realizaría el anuncio de los resultados de las licitaciones. Subimos con el defensor público y al preguntar si habría o no licitación, nos informaron que fue prorrogada, que publicaron en el diario oficial, que darían otro plazo para que entren mas empresas. Esto no elimina la orden judicial de la defensoría pública. La Municipalidad usó esta estrategia porque no iban a conseguir presentar un recurso. La Municipalidad ganó un tiempo para realizar la licitación, y en este tiempo pueden entrar con ese recurso. Pero la defensoría también esta preparada para responder, si el derecho de habitación de la comunidad está o no garantizado, la defensoría continuará movilizada.”

Mientras se esperan los próximos pasos que tomará la Municipalidad en cuanto a los procesos legales para la ejecución de los proyectos del Parque Olímpico, la comunidad de la Vila Autódromo, continuará resistiendo. Tanto a través de los procesos judiciales como en el activismo político y social. Su articulación con organismos académicos le ha permitido  levantar una alternativa al proyecto público-privado que pretende removerlos. Una lucha que se extiende  desde 1993 a través de procesos judiciales. La Vila Autódromo no desiste y sigue orgullosa y de pie frente a los grandes intereses económicos.

Um comentário:

Luis Otavio Falcão. disse...

Parabens a todos que estão engajados nesta luta, pessoa Deus que de tudo certo para comunidade.